понедельник, 16 ноября 2009 г.

A Queda do Muro De Berlim. Passsados 20 anos.


O Muro de Berlim começou a ser derrubado na noite de 9 de Novembra de 1989 depois de 28 anos de existência. Foi não uma barreira física, construída durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha de Leste, mas mais do que tudo foi o símbolo da cessação da divisão a Europa em sociolista e capitalista.
Passados 20 anos mais de 30 estadistas famosos e líderes modernos dos países de todo o planeta vieram a Berlim para comemorarem o universário dos 20 anos da Queda do Muro. Todos afirmaram por unanimidade que esse evento teve uma significação global, tendo melhorado a nossa vida e acabado com a divisão do mundo e com a Guerra Fria. Em particular, sublinhou-se o facto da Queda do Muro ter sido o apelo à luta contra as ditaduras e as opressões das pessoas, à destruição de muros semelhantes que continuavam a separar os países e os povos. Ou seja, os discursos dos oradores consistiram afirmar que a Queda de Muro era o símbolo do triunfo das pessoas que aspiradavam à paz e liberdade, o símbolo da criação de uma Europa Unida.
Mas na verdade é assim?
Não acho que seja justo dizer que a Queda do Muro tem uma significação mundial e transformar uma festa alemã para os alemães numa festa global para todos. Pelos vistos, os estadistas já se esqueceram ou não se querem lembrar de outros muros que foram construidos nesses mesmos estados na última década. Pelos vistos, Hillary Clinton, uma das figuras convidada, já não se lembra do decreto do ex-presrdente George Bush, hasteado sob a bandeira da democracia, de costruir um muro nos Estados Unidos com o intuito de separar o seu país dos imigrantes mexicanos. Hoje em dia existem muitos muros semelhantes – em Israil (na fronteira da Palestina), no norte de África em redor do enclave espanhol e outros.
Afirmar que o lema de 1989 de criar a Europa Unida se efectuou também é prematuro. Infelizmente, a Europa não veio a unir-se completamente e o muro virtual só se deslocou para leste e agora fica nas fronteiras da Ucrânia, Moldávia, Belorússia e Rússia. A imagem da Guerra Fria, que surge sempre que aparecem conflictos e confrontações entre Moscovo e as capitais ocidentais, só confirma que as mudanças essenciais na mentalidade dos povo ainda não ocorerram desde 1989.
Segundo um estudo de opinião absulutamente todos os alemães têm a certeza de que os acontecimentos de 1989 estavam correctos. Contudo, nem todos pensam que ambos os lados tenham tirado mutuamenta vantagens. Por exemplo, muitos alemães da parte ocidental não estão satisfeitos com o facto de no Leste terem sido investidos mais de mil milhões de euros ( naturalmente, a maior parte foi do orçamento da parte ocidental). Ainda por cima, as disparidades patentes entre os alemães do Oeste e Leste continuam a existir. Mas, se perguntar a esses alemães aborrecidos do Oeste se querem voltar aos tempos Muro de Berlim, responderão espontaneamenta “Nicht”.
Parece que a Queda do muro de Berlim é uma grande festa para toda a Alemanha unida, mas é duvidoso que o seja para todo o mundo.

4 комментария:

  1. O fim da guerra fria tornou o mundo unilateral. Mas a Russia volta a mesa das grandes questoes globais. A eleicao de Obama e a interrupcao do projecto de instalacao de escudos antimisseis na Polonia e na Republica Checa pelos americanos, sao sim passos significativos no sentido de um clima geopolitico mais sao.

    ОтветитьУдалить
  2. Seria interessante ouvir a prezada opiniao do nosso amigo que assina Anonimo russo sobre esta materia da Queda do muro.

    Um abraco

    ОтветитьУдалить
  3. A queda do Muro de Berlim foi um acontecimento lógico. Tambem foi de certo modo lógico o desprezo que os EUA mostraram pelos compromissos dados a Gorbatchev (não-alargamento da NATO etc.) e tudo o que se seguiu. O que não é muito lógico é a tendéncia (que aínda continua) de fazer da Rússia um espantalho mesmo naqueles países com quem a Rússia nunca têve conflitos, nem sequer conflitos de interesses.

    ОтветитьУдалить
  4. Concordo plenamente consigo.

    Agradecemos a sua opiniao

    ОтветитьУдалить