суббота, 21 ноября 2009 г.

O Clube dos Alegres e Engenhosos - CAE ou KVN em russo.

É um jogo para pessoas creativas e cheias de ideias extraórdinarias. É um jogo, em que o sentido de humor é avaliado numa escala de cinco valores e onde não há vencido, porque a participação já é uma pequena vitória. É uma oportunidade de conhecer pessoas e divertir se.
Apareceu na Rússia em 1961 e imediatamente conquistou muitos espectadores.Uma das particularidades do KVN é a de as regras poderem ser modificadas durante o jogo. Mas existem normas fundamentais. As equipas de menos de duas pessoas participam em concursos diferentes. Durante a saudação os jogadores apresentam a sua equipa, depois eles mostram pandangas preparadas previamente para divertir os espectadores e agradar ao júri, constituido por pessoas conhecidas e respeitadas. Por exemplo, na nossa universidade (Instituto de Relações de Moscovo- MGIMO), o júri é presidido pelo reitor e pelos directores das faculdades.






O KVN inclui também uma prova musical com cancões, “um aquecimento”; uma prova em que os concorrentes respondem a perguntas com a piadas improvisadas, e outros concursos. Cada equipa tem o seu grupo de apoio com cartazes e motos.
Agora o KVN pratica-se nas escolas, nas empresas e nas universidades. Os melhores jogos são transmitidos pela TV e reunem toda a família à volta do televisor.




Na semana passada aliás decorreu uma prova de KVN na nossa universidade. Participaram equipas das faculdades diferentas. Os participantes brincaram com tudo, não poupando nem a mentalidade dos russos, nem a economia, nem a política e muito menos as relacões internacionais (não fosse a nossa universidade precisamente a da Relações Internacionais)










Como não podia deixar de ser nem todas as piadas foram acertadas...





Os estudantes têm todo o azo de praticar o seu sentido de humor ao longo dos 4 anos da licenciatura na universidade, tanto mais que este traço hoje em dia é quase indispensável para trabalhar na esfera das relacões internacionais.
O ambiente durante o jogo foi tão agradável e ninguém se queria vir embora no fim. O KVN não é só um jogo para passar o tempo, como também é um modo de vida, que ajuda muito em determinados momentos, porque o senso de humour é sem sombra de duvida uma qualidade considerável.

Maria Riabinina

Комментариев нет:

Отправить комментарий