пятница, 11 декабря 2009 г.

Para os Lados do Conservatório

No dia 3 de Outubro realizou-se um concerto de música coral portuguesa, da iniciativa do Instituto Camões, com apoio da Embaixada de Portugal em Moscovo, na sala Rachmaninov do Conservatório ( um artigo sobre o evento). Foi lá que eu tive a sorte de conhecer um português, o Pedro Emanuel Pereira, muito simpático que estuda no Conservatório Tchaikovsky; é pianista. Está aqui há um ano e meio. Participou em muitos concursos e foi sempre laureado. É bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Está no primeiro ano sob a orientação de uma das mais ilustres professoras do Conservatório, Vera Gornostayeva. Nos concertos dos seus alunos, diga-se de passagem, a sala sempre está cheia e é difícil encontrar um lugar para estar de pé. O último desses concertos teve lugar no dia 26 de Novembro, o Pedro tocou duas peças de List. Depois do concerto fomos a um café e ele respondeu às minhas perguntas.

O Pedro é de Guimarães, e toca piano desde pequeno. Como não havia muitos pianistas na sua cidade, ele foi quase obrigado a tocar orgão na missa. Por isso acontecia era frequente na rua alguma velhota desconhecida chegar ao pé dele Pedro e dizer-lhe: "Obrigada, meu filho, sempre quando tu tocas eu choro de emoção".

O Pedro confessou-me que o novo centro cultural de Guimarães Vila Flor não funcionava tão bem como ele gostaria. Lá têm lugar concertos de música popular, de bandas musicais da região, e concertos de música clássica acontecem escassas vezes durante o ano. O Pedro lamenta esta escassez, e que o nível cultural de sua cidade esteja a baixar. Ao acabar o décimo segundo ano de escolaridade, ele resolveu vir para a Rússia, onde a tradição de musica clássica é muito forte.

No início a vida em Moscovo foi difícil, porque tudo se tornou "definitivamente diferente", todas as aulas eram em russo sem ele ainda saber a língua, sem ter Internet nas primeiras semanas, morando num quarto com mais duas pessoas. Pouco a pouco os problemas mais graves resolveram-se, e o Pedro foi conseguindo assistir às aulas e perceber o que se estava a dizer. Demorou alguns meses para conseguir a pronunciar "Краснопресненская", o nome da estação do metro onde fica a residência universitária do Conservatório. Quatro-cinco meses foram necessários para quebras a barreira da língua, e começou então a falar com desembaraço.

No passado domingo, 6 de Dezembro, eu e o Pedro fomos a um concerto cujo programa incluia obras de Gustav Mahler, na Sala Grande do Conservatório, nomeadamente a segunda sinfonia e um ciclo de canções. A música de Mahler é monumental e requintada ao mesmo tempo. Ele é conhecido por ter composto sinfonias longas. Numa delas num palco estão duas orquestras e dois coros, e um terceiro fica fora das portas da sala de tal maneira que os ouvintes não sabem de onde vem o som. Na segunda sinfonia, Malher também usou essa técnica. Havia tubos a tocar atrás dos bastidores е nos balcões da plateia, o que acabou por dar uma nova consistência ao som, uma nova dimensão.

Num intervalo encontrámos o maestro João Tiago Santos, finalista do Conservatorio de São-Petersburgo, e aluno do maestro Vassili Sinaiski. João Santos dirigiu o concerto de música coral portuguesa em Outubro. Foi uma grande surpresa dar com ele, mas eu fiquei ainda mais pasmada ao ver também o nosso professor o João Mendonça e mais dois portugueses. Um deles, o João Soeiro, é estudante do primeiro ano da Academia Russa de Música Gnesin, tal como o Pedro, que também é pianista. Foi duplamente mais agradável porque foi por pura sorte, não foi combinado. Afinal estavam cinco portugueses. Além de partilhar as impressões sobre Malher, falaram sobre a chegada do novo Embaixador, Pedro Nuno Bártolo. Mas isso é tema para outro artigo. Então, eu senti orgulho por pertencer àquele ambiente de "máfia portuguesa", por ter escolhido português como especialização.

2 комментария:

  1. "Mochnost" no sentido mais amplo do termo! A orquestra do Bolchoi dispensa apresentacoes. Para nem falar do maestro Vassili Sinaiski, professor do meu amigo , maestro e colega Joao Tiago Santos.

    ОтветитьУдалить
  2. boa tarde, meu conceito e sempre blog em primeiro lugar em vez de site, e o seu blog tem uma justeza de aprovar o meu conceito, convido a participar do meu blog que é http://andersonoradialista.blogspot.com
    podemos fazer uma trocar de parceria, eu coloco o seu endereço no meu blog e vocÊ colocaria no seu o meu endereço. entre em contato comigo pelo meu email ou blog. andersonoradialista@hotmail.com ou andersoncaetamo2009@bol.com.br
    abraços

    ОтветитьУдалить