вторник, 23 февраля 2010 г.

Terra Incognita

Sibéria... O que é que imaginam ao ouvir esta palavra? Espaços a perder de vista cobertos de neve? Inverno eterno? O frio insuportavel? Ursos que andam pelas ruas procurando comida?
Mas como é a Sibéria na verdade? Claro que nem todos têm a coragem de comprar o bilhete e ir para esta terra encantadora. Porém valerá a pena ler este artigo até ao fim porque a autora é siberiana.Nasci e cresci na Sibéria. E a minha casa ainda tem aquecimento, o que ajuda a não morrer de frio. Sim, realmente faz lá frio. O inverno é muito longo – quase 6 meses, e a temperatura mínima de que eu me lembro foi de 50 e poucos graus negativos . Mas a temperatura normal no inverno varia de 20 a 30 graus negativos. Não quero desiludi-los, mas nunca encontrei nenhum urso na rua, estes animais só habitam nas florestas e, obviamente, evitam o contacto com pessoas.Ainda assim é bem interessante o inverno na Sibéria. È possível construir castelos e vários esculturas de neve ou gelo, jogar bolas de neve e rolar do cima das montanhas.

Gosto muito da minha pátria e aconselho-os a viajar até lá!




4 комментария:

  1. Li há uns tempos um artigo sobre movimentos separatistas na Sibéria. O autor do artigo não era russo. É especulação, ou esses movimentos têm mesmo expressão política?

    ОтветитьУдалить
  2. Nunca ouvi falar nisso. Mesmo que na Sibéria nem todos sejam russos, ninguém se quer separar.

    ОтветитьУдалить
  3. O certo e que uma parte significativa dos recursos estao na tua regiao, e como e de todos sabido, a riqueza continua concentrada em Moscovo. Achas justo que a capital disfrute quase exclusivamente das benesses do gas e do petroleo?

    ОтветитьУдалить
  4. Pois não, mas o gas e o petróleo produzidos na minha cidade disfrute a capital da região... O que fazer então?

    ОтветитьУдалить